quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

1° Encontro Nacional dos Movimentos Juvenis


A Juventude Missionária, representada pelo jovem Diego e pelo assessor Cícero da JM de Guarulhos/SP,esteve presente no 1º Encontro Nacional de Movimentos Juvenis (ENMJ), realizado de 03 a 05 de dezembro no Centro de Mariápolis Ginetta, em Vargem Grande Paulista (SP). O evento foi organizado pelo Setor Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e reuniu cerca de 270 jovens de 28 expressões juvenis de todo o Brasil.


Para o assessor do Setor Juventude, padre Carlos Sávio, o encontro teve por objetivo celebrar a unidade da juventude brasileira. A dinâmica do encontro foi baseado nas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE) e no Documento 85 da CNBB que foi o subsídio de todo o encontro.


Assessoraram o encontro dom Eduardo Pinheiro, bispo auxiliar de Campo Grande (MS) e Referencial do Setor Juventude e dom Antônio Carlos Altieri, bispo de Caraguatatuba (SP) e referencial dos Setor Juventude do Regionais Sul 1 (São Paulo). Além deles estiveram presentes dom Antônio Carlos Altieri, bispo referencial do Setor Juventude do Regional Nordeste 2 da CNBB (Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte) e dom Bernardino Marchió. O arcebispo de São Paulo, cardeal dom Odilo Pedro Scherer, presidiu a missa de abertura.


Além de palestras, estudos e trabalhos em grupo, os jovens participaram de uma vídeoconferência com a jovem brasileira, voluntária do Departamento de Comunicação da Jornada Mundial da Juventude 2011, Aretha Queiróz, e a também membro do mesmo departamento, María Gil Casares. O contato teve por objetivo transmitir informações sobre o andamento dos preparativos para o evento mundial com o papa que será realizado em Madri, Espanha, em agosto de 2011.


Marcaram também a procissão luminosa com adoração ao Santíssimo Sacramento e um show com a banda Rosa de Saron, na noite de sábado.


Também no encontro ocorreu o lançamento do site Jovens Conectados, página oficial do Setor Juventude na internet: http://www.jovensconectados.org.br./


FONTE: http://www.jovensconectados.org.br/

e www.cnbb.org.br. 























































Nenhum comentário:

Postar um comentário