Diretrizes e Orientações

INTRODUÇÃO

A Obra da Propagação da Fé, consciente
de que a evangelização é, sobretudo,
ação do Espírito Santo,
promove entre os fiéis, em primeiro lugar,
a oração e o sacrifício pela Missão”.
(Estatutos Gerais, Cap. 2, Art. 6)

A Pontifícia Obra da Propagação da Fé (POPF), como as demais Pontifícias Obras Missionárias (Infância Missionária, Obra de São Pedro Apóstolo e União Missionária) “sendo do Papa e do Colégio Episcopal, .../... ocupam, também no âmbito das Igrejas locais, ‘justamente o primeiro lugar, já que são meios quer para infundir nos católicos, desde a infância, um espírito verdadeiramente universal e missionário, quer para favorecer uma adequada coleta de fundos em favor de todas as Missões, segundo a necessidade de cada uma’” (AD 38, in RM 84).

A Obra mantém sua atividade durante todo o ano, intensificando-a na Campanha Missionária anual do mês de outubro, que tem como ponto alto o Dia Mundial das Missões, no penúltimo domingo do mês.

Os grupos de Juventude Missionária promovidos e coordenados pelas POM estão inseridos nesta Obra.


FUNDAÇÃO

Paulina Maria Jaricot (Lyon, França, 1799–1862) foi a fundadora da maior iniciativa de apoio às Missões de toda a história da Igreja Católica: a Associação para a Propagação da Fé, iniciada em 1818, que posteriormente se tornou a Obra da Propagação da Fé, fundada oficialmente no dia 3 de maio de 1822. Em 1922, no seu centenário, a Obra recebeu do Papa Pio XI o título de Pontifícia, juntamente com as Obras da Infância Missionária e de São Pedro Apóstolo.

Tudo começou com uma campanha de orações, ampliada para a colaboração material e a constituição de um fundo de ajuda às Missões, ao lado da devida formação acerca do compromisso missionário de cada cristão.

A Propagação da Fé, com o apoio dos Papas, difundiu-se inicialmente nas dioceses da França, depois em outros países da Europa e também na América. Hoje se encontra presente em mais de 150 países.


OBJETIVOS

A Obra da Propagação da Fé tem em vista:

1. Fazer que todo o Povo de Deus tome consciência da sua vocação missionária universal.

2. Conservar na Igreja o Espírito de Pentecostes, que abriu aos Apóstolos os confins do mundo e fez deles missionários: é o espíritocatólico, ou seja, universal, que corresponde à própria natureza da Igreja.

3. Manter vivo o compromisso com a evangelização universal em todos os setores do Povo de Deus: famílias, movimentos, associações, seminários, comunidades eclesiais de base, paróquias e dioceses, para que todos os cristãos tomem consciência de sua vocação missionária.

4. Promover as vocações missionárias "ad gentes" (anúncio do Evangelho aos povos não-cristãos, primeira evangelização), em particular aquelas “ad vitam” (para toda a vida).

5. Informar os cristãos acerca da vida e das necessidades missionárias da Igreja, visando a partilha de valores espirituais e gestos de solidariedade nos momentos difíceis, com apoio moral e material nas adversidades.

6. Estimular nas Igrejas locais cooperações espirituais, materiais e pessoais, inclusive enviando evangelizadores para o mundo inteiro.

7. Favorecer a educação, especialmente dos jovens, na justiça, mediante a informação e o conhecimento da Doutrina Social da Igreja, para incitá-los à solidariedade e à sensibilidade missionária, na entrega de si mesmos à Missão. Com esta finalidade, a Obra dispõe para eles do setor Juventude Missionária.

8. Promover a solidariedade dos cristãos do mundo inteiro, com o intuito de elaborar um programa de justiça econômico-social e de assistência que provenha, de forma regular, às necessidades essenciais da Igreja na evangelização.


PRINCIPAIS FORMAS DE COOPERAÇÃO MISSIONÁRIA

a. Espiritual
1. Oração diária pelos missionários espalhados pelo mundo inteiro.

2. Leitura Orante, pessoal ou comunitária, da Bíblia, para reconhecer, admirar e promover o plano misericordioso de Deus em vista da salvação da humanidade (cf. Jo 3,16).

3. Adoração Eucarística com freqüência, para reviver com Jesus Cristo seu anseio apostólico, seus esforços pela evangelização e seus momentos de sofrimentos (cf. Mt 16,24).

4. Oração do Rosário Missionário que, com a mãe de Jesus e da Igreja, lembra, nas cores de suas dezenas, os cinco continentes e as necessidades espirituais e materiais de seus respectivos povos.


b. Material
1. Contribuição em favor do Fundo Universal de Solidariedade para a evangelização do mundo, com oferta mensal e, de maneira especial, por ocasião do Dia Mundial das Missões (penúltimo domingo de outubro).

2. Solidariedade com os mais pobres e abandonados de todas as raças e nações, para combater com eles a fome, os flagelos das doenças, da violência, das migrações forçadas, etc., ajudando-os em suas dolorosas condições de vida (cf. Mt 25,40).

3. Promover a fraternidade universal, indo ao encontro dos oprimidos, dos refugiados e dos migrantes, participando nas atividades eclesiais e civis que promovem a justiça e a paz no mundo em geral, num desenvolvimento justo e solidário.


c. Pessoal
Realiza-se na entrega de si mesmo para o trabalho missionário "ad gentes" e além-fronteiras, por um período ou por toda a vida.


COMPROMISSO DOS MEMBROS

1. Rezar todos os dias pelas Missões.

2. Oferecer algum sacrifício no decorrer do dia pela evangelização.

3. Contribuir financeiramente cada mês para suprir as necessidades missionárias da Igreja.

4. Formar e alimentar seu espírito missionário pela leitura de publicações missionárias (revistas, boletins, sites...), apoiando e divulgando a imprensa missionária.


QUEM PODE PARTICIPAR

Qualquer pessoa disposta a cooperar com a Igreja em sua ação e animação evangelizadora e na construção de um mundo mais justo e mais fraterno.



PROGRAMAS E ATIVIDADES PARA ANIMAR A OBRA

Grupos Missionários
A Obra, desde o início, reúne seus membros em grupos de 10 ou 12 participantes, que se comprometem a apoiar os esforços da Igreja para levar a mensagem da salvação em Cristo a todos os povos da terra.

Cada grupo escolha um animador e se reúna uma vez por mês. Sobre o conteúdo das reuniões mensais, observe-se o roteiro estabelecido pelo Secretariado Nacional da Obra. Subsídios propostos pela Igreja no Brasil ou pela comunidade diocesana e paroquial para tempos litúrgicos especiais (Advento, Natal, Quaresma e Campanha da Fraternidade, Mês da Bíblia, Mês das Missões...) poderão ser utilizados com proveito.

Quem não puder ou não quiser participar das reuniões mensais poderá igualmente ser membro da Obra da Propagação da Fé, contanto que esteja disposto a cumprir os quatro compromissos.


Juventude Missionária
É um serviço de animação missionária oferecido pela Obra da Propagação da Fé, para despertar, avivar, formar e manter o espírito missionário universal dos jovens e ajudá-los a realizar sua própria missão local e universal.

A Juventude Missionária animada pelas Pontifícias Obras Missionárias possui Metodologia, Perfil e Identidade próprios e distintos. Foi a partir da caminhada da Infância Missionária que o processo foi “gestado” e amadurecido, e hoje se torna uma opção de crescimento na caminhada missionária de muitos jovens que querem viver a fundo a vocação principal do batizado: Evangelizar! E, para o jovem que se dispõe a viver o Perfil e a Identidade da JM/POM, a noção do termo “evangelizar” toma proporções universais. O jovem aprende na teoria e na prática que a Missão não possui nenhum limite, pois o missionário é chamado a ir além de todas a fronteiras: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa-Nova a toda criatura!” (Mc 16,15).


Famílias Missionárias
A Obra da Propagação da Fé motiva também todas as famílias a que sejam missionárias em seu ambiente e além-fronteiras. Suasatividades estão concentradas em três frentes: no interior da familia,no ambiente geográfico em que atuam no dia a dia e além fronteiras.


Enfermos e Idosos Missionários
É mais um serviço da Obra da Propagação da Fé, estabelecido para associar os enfermos e os idosos que desejem oferecer suas dores, orações, contribuições financeiras e sãs vidas pelas Missões.


Dia Mundial das Missões
Outubro é o mês especialmente dedicado à Missão universal. No seu penúltimo domingo, a Igreja Católica celebra o Dia Mundial das Missões, como ponto culminante. Celebrado em todas as Igrejaslocais, é a festa da catolicidade e da solidariedade universal. Temcomo objetivo principal dar a conhecer a todos os católicos a atividade missionária da Igreja, em seu mais amplo sentido, tanto evangelizador como de ajuda e promoção humana, convidando todos a contribuir para o Fundo Mundial de Solidariedade para as Missões, mediante a coleta que se faz anualmente neste Dia. Foi instituído em 14 de abril de 1926, pelo Papa Pio XI, a pedido do Conselho Superior Geral da Obra da Propagação da Fé, e celebrado a partir de 1927.


ROTEIRO BÁSICO PARA AS REUNIÕES DOS GRUPOS

Procedimentos iniciais
Preparar o local do encontro, considerando o tema a ser tratado (símbolos, cartazes, mapas, etc.). A reunião pode ser realizada em qualquer local, mas preferencialmente nas casas dos membros do grupo.


1. Acolhida
Após as boas-vindas do dono da casa, o animador do grupo acolha todos com alegria, entusiasmo e amizade. O clima de fraternidade é fundamental para o bom andamento do grupo.


2. Oração inicial
A oração é o combustível principal do grupo. Sem ela, nada se sustenta. Seja preparada com antecedência por algum(ns) membro(s) do grupo. O principal enfoque seja missionário e bíblico.


3. Intenção Missionária
- A Intenção Missionária indicada pelo Papa para cada mês do ano constitui o principal conteúdo e pistas de ação para o grupo.

- O Secretariado Nacional da POPF enviará com antecedência cada mês a Intenção Missionária comentada, com a indicação de um texto bíblico correspondente.


4. Oferta Missionária
- A oferta missionária é a contribuição, fruto do sacrifício e renúncia de cada membro do grupo, para o Fundo Universal de Solidariedade para as Missões.

- O dinheiro arrecadado deverá ser enviado às Pontifícias Obras Missionárias, para ser distribuído conforme as necessidades missionárias da Igreja no mundo.

- Sempre que o grupo depositar as ofertas na conta bancária das POM (Banco do Brasil – Ag. 3413-4 – Conta nº 200293-0), deverá, em seguida, enviar ao Secretariado Nacional da Propagação da Fé cópia do comprovante do depósito. O Secretariado enviará o recibo, acusando recebimento do valor depositado. Em data posterior, também comunicará o destino final dos recursos.


05. Lembretes

06. Oração final e despedida


OS PADROEIROS DAS MISSÕES

São Francisco Xavier
Francisco Xavier nasceu em 7 de abril de 1506, na Navarra (hoje, Espanha). Era menino piedoso e estudioso. Para se preparar melhor, foi estudar em Paris. Encontrou-se com Inácio de Loyola, e, junto com outros companheiros, fundaram a Companhia de Jesus.

A estes primeiros missionários, juntaram-se outros, que se espalharam pelo mundo, para anunciar o Evangelho. Foi ordenado sacerdote em 1537, e enviado para evangelizar a Índia e o Japão.

Percorreu grandes distâncias, e falou do amor de Deus e do Reino, convertendo muitas pessoas e formando comunidades cristãs. Seu grande desejo era anunciar Jesus na China.

Faleceu em 1552, sem poder chegar à terra que tanto amava. Éexemplo de missionário, comparado com São Paulo, por suas longasviagens apostólicas. Batizou cerca de 30 mil pagãos. Foi canonizadopelo Papa Cregório Xv, em 12 de março de 1622, junto com Santo lnácio de Loyola. Em 1927, o Papa Pio XI proclamou-o, junto com Santa Teresinha, Padroeiro das Missões. Sua memória é celebrada no dia 3 de dezembro. É também padroeiro do Paquistão, da Índia e do Japão.


Santa Teresinha do Menino Jesus
Teresinha nasceu em Alençon (França), no dia 2 de janeiro de 1873. Sua família vivia no amor a Deus e entre si, e, por isto mesmo, muito solidária com os necessitados. Teresinha cresceu como todas as crianças, mas o que encantava a todos era sua vida simples e o esforço que fazia para melhorar.

Entrou ainda muito jovem - 16 anos - no convento das Carmelitas, em Lisieux, e praticou de modo exemplar o amor cristão, a simplicidade evangélica e a confiança em Deus. "Passarei meu céu, fazendo o bem na terra", era seu desejo. Faleceu em 30 de setembro de 1897.

Foi religiosa carmelita, missionária da oração, do amor e dosofrimento. Teresinha transformou a vida fechada no convento emluz, a dor em amor, o pequeno em grandioso, a terra em céu, o tempo em eternidade, a vida contemplativa de convento de dausura, em horizonte missionário, em Igreja universal.

Nunca foi para Missões. No entanto, em 1927; o Papa Pio XIproclamou-a Padroeira das Missões, junto com São Francisco Xavier, sua grande admiradora espiritual. Sua memória é celebrada no dia 10 de outubro.


O ROSÁRIO MISSIONÁRIO

- O Rosário Missionário é a arma da Paz.

- O Rosário Missionário é uma canção de amor a Maria, a quem, sem nos cansar, chamamos de Mãe.

- O Rosário Missionário é encontrar-se com Maria, Estrela da Evangelização, que nos oferece seu Filho e nos convida a compartilhar da felicidade de conhecê-Lo.

- O Rosário Missionário é encontrar-se com o mundo, com o compromisso de rezar e viver para que se estabeleça o Reino de Deus e Sua Justiça no meio de todos os homens.

- As cinco cores diferentes representam os cinco Continentes:
A dezena vermelha é para a América, que tem como primeiros habitantes os "peles-vermelhas";
A dezena branca é para a Europa e para o Papa, sinal da unidade da Igreja;
A dezena amarela é para a Ásia, a terra do sol nascente;
azul lembra a Oceania, com suas ilhas esparsas nas águas azuis do Oceano Pacífico;
A dezena verde é para a África. Lembra as verdes florestas africanas e a cor sagrada dos muçulmanos.