segunda-feira, 12 de março de 2012

1° Congresso Diocesano de Lideranças jovens

Aconteceu no dia 11/03, o 1° congresso de lideranças jovens no CDP (Centro Diocesano de Pastoral). Esteve presente os representantes das 4 foranias da diocese e os representantes das pastorais e movimentos que trabalham com a juventude, a JM um dia antes do congresso preparou a decoração e esteve presente durante todo o encontro em grande números de lideras da JM.

Com o tema: O que estais procurando? (Jo 1, 35-42), no primeiro momento aconteceram duas palestras, primeira palestra foi com o Pe. Toninho que é assessor nacional do Setor Juventude junto com Padre Sávio e coordena os Bote fé pelo Brasil, na palestra falou sobre a evangelização da juventude em cima dos documentos que são: Doc. 85 – Evangelização da Juventude da CNBB, Doc. de Aparecida e as Diretrizes gerais da ação evangelizadora no Brasil, foi falado da importância de ser respeitado cada carisma para ter um trabalho em comum. Já a segunda palestra quem conduziu foi o Wagner Osakawa (Coordenador Municipal da Juventude), falou sobre políticas publicas para a juventude na cidade de Guarulhos, foi mostrado vários dados alarmantes de políticas publicas para a juventude, exemplos (Educação, Violência, Saúde etc), mostrou vários dados que nós como jovens, nos deixa preocupados, porem tem pontos positivos também, na constituição Brasileira agora foi colocada a palavra jovem, ainda o próprio Wagner falou: - Há só colocaram um uma palavra a mais na constituição, isso não muda nada!, mas ele demonstrou que muda muito, dos vários direitos que agora nos dá, etc. Após as duas palestras abriram para perguntas, que foi onde os jovens puderam se aprofundar ainda mais sobre esses temas.

Após o almoço foi dividido 4 grupos para oficinas, para trabalhar os seguintes temas: 1° Encontro (Pe. Paulão), 2° Conversão (Pe. Cristiano), 3° Discipulado (Pe. Weber), 4° Missão (Pe. Daniel). Depois das discussões das oficinas, foi feito uma plenária para todos podermos ver o que foi falado em cada oficina.

Depois da plenária, Pe. Giovanni (Assessor do setor juventude de Guarulhos), falou sobre o que é o setor juventude?, falou que o setor juventude é muito simples de ser compreendido, porém os complicam.

O Congresso se encerrou com a Santa Missa presidida pelo Bispo Dom Joaquim Justino Carrera, e a com a presença de alguns padres e seminaristas.











































Nenhum comentário:

Postar um comentário