terça-feira, 14 de maio de 2013

Juventude Missionária se reúne em encontro estadual em Guarulhos-SP

Entre os dias 10 e 12 de maio, a juventude missionária se reuniu na casa das Irmãs de Santa Catarina Regina Portman em Guarulhos – SP para o ELJUMI (Encontro de Lideranças da Juventude Missionária), encontro esse de nível I, implantação e conhecimento do que é a juventude missionária. Estiveram presentes no encontro as dioceses de Guarulhos, São Miguel, Arquidiocese de São Paulo (Região Santana), Franca, Santo Amaro, Caraguatatuba e Presidente Prudente. Além das dioceses estiveram presentes no encontro o Padre Marcelo Gualberto (Secretário Nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé e da JM), Padre Antônio Maria (Diocese de Caraguatatuba) e a Irmã Dores (Irmãs Missionárias de São Pedro Claver e da Região Santana). Passaram durante o sábado o Padre Mario de Carli (Consolata), Padre Salvador Rodrigues, o seminarista Hechilly de Brito e a Helena da diocese de Guarulhos. No domingo o Padre Paulo de Coppi do PIME (Pontifício Instituto das Missões), nos deu a benção de sua presença.

O encontro começou na sexta, dia 10/05, com o acolhimento dos jovens das dioceses e a explanação do que seria trabalhado durante os três dias. Padre Marcelo Gualberto falou da realidade da missão no Brasil, sua organização e projetos para se realizar a missão em nosso país e além-fronteiras.

No sábado o encontro começou com a santa missa preparada pelos próprios jovens presentes no encontro. Esse encontro formativo,  Pe. Marcelo falou sobre o que é a pontifícia obra da propagação da fé e suas atividades. Uma das atividades da Pontifícia obra é a juventude missionária. Sobre a juventude missionária falou do seu carisma, como começou a JM no Brasil e no mundo, perfil, identidade, metodologia, sobre o assessor e o coordenador, o porquê do assessor e do coordenador e critérios para escolha de ambos. A noite foi rezado o terço missionário em intenção por todos os povos do mundo inteiro. 

Nova Equipe de Articulação da JM do Estado de Sp
Após o terço, foi apresentada a nova equipe de articulação da JM no estado de SP, são eles: o jovem Diego Ferreira Coelho da diocese de São Miguel Paulista (Coordenador Estadual), Diego Raposo de Guarulhos (Vice-coordenador e responsável pala comunicação), Peterson Silva Novais (Secretário). Integram a equipe ainda, Derek Lessa Silva, de Guarulhos, Ricardo Aparecido Baletate, de Franca, Alexandre Paulino Garcia e Mayara Garcia de Souza, ambos de Santo Amaro. 

No encerramento no domingo, dia da ascensão do senhor, dia mundial das comunicações sociais e dia das mães, começamos com a santa missa comemorando esse dia tão especial para todos nós. Após a santa missa foi falado da campanha da fraternidade desse ano que remete o tema da juventude que só se encerra no ano que vem e qual os frutos que a CF trouxe. Infelizmente obtiveram um valor negativo. Foi falado sobre a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), a preparação da pontifícia obra missionária que terá um estande na feira vocacional e uma sede na cidade de Niterói, aonde acontecerá no dia 23 de julho o encontro internacional da juventude missionária.

Os jovens foram enviados em missão a suas dioceses, para que com esse ardor, essa animação que tiveram no encontro estadual possa repassar a toda juventude e animar cada vez mais a missão local, estadual e nacional. Que Deus abençoe essa nova etapa na vida de cada jovem presente e na vida da juventude missionária a partir de agora.

Jovens Missionários, Sempre Solidários!



























































Nenhum comentário:

Postar um comentário