As Pontifícias Obras Missionárias (POM)
apresentaram à imprensa, nesta quarta-feira, 18, os subsídios da Campanha
Missionária 2013, cujo tema é “Juventude em Missão”. Promovida anualmente,
no mês de outubro, a iniciativa tem o objetivo de chamar a atenção dos
cristãos sobre o seu compromisso com a missão universal da Igreja.
Participaram da
coletiva, na sede das POM em Brasília (DF), dom Sérgio Arthur Braschi,
presidente da Comissão
Episcopal Pastoral para a Ação Missionária da CNBB, padre Camilo Pauletti,
diretor nacional das POM e padre Estêvão Raschietti, diretor do Centro
Cultural Missionário (CCM).
“A Igreja é por sua natureza
missionária. Ela não pode existir se não levar a todos os povos a
Boa Notícia de Cristo”, explicou dom Sergio. “Essa dimensão é
motivada anualmente através da Campanha Missionária que ajuda as
comunidades a intensificarem a sua formação e aprofundar essa dimensão
da vida cristã”. Dom Sérgio recordou que, a reflexão da Campanha
sintoniza com o Congresso Missionário Americano e Latino-Americano (CAM 4
- Comla 9), a realizar-se na Venezuela no mês de novembro de 2013, ano em
que se comemora os 170 anos de fundação da Obra da Infância Missionária (IAM).
Ao falar do tema da Campanha,
“Juventude em Missão”, dom Sergio lembrou que este está em linha com
a Campanha da Fraternidade 2013 e a Jornada Mundial da Juventude. O lema,
“A quem eu te enviar, irás” (Jr 1, 7b), do profeta Jeremias, é direcionado
ao jovem. “Não é a pessoa que escolhe, mas é uma chamada de Deus ao
jovem profeta e ele então dizia: ‘eu sou muito jovem, não tenho condições’.
São palavras que muitas vezes nós dizemos diante dum convite. Então vem a
resposta de Deus: ‘A quem eu te enviar, irás’. Por isso é uma Campanha
muito importante e entusiasmante por que vai direto aos corações dos
jovens”, disse o bispo, para em seguida agradecer aos meios de comunicação
pelo trabalho de divulgação.
Padre Camilo Pauletti apresentou os
vários subsídios da Campanha Missionária: o cartaz, a Novena (190 mil
exemplares), o DVD (22 mil cópias) com testemunhos, 8 milhões de folhetos com
as orações dos fiéis e 11 milhões de envelope para as ofertas. Estes já
foram enviados às 276 dioceses e prelazias do Brasil. O material pode ser baixado do site das POM(www.pom.org.br).
“O cartaz apresenta o globo e jovens
a caminho. A missão nunca olha só ao redor da gente, mas para o mundo. Por
isso, no Evangelho Jesus envia a todas as nações”, disse padre Camilo. “Fazemos
os subsídios com destaque para os testemunhos que nos últimos anos tiveram
maior recepção. É também uma forma de motivar para a consciência
missionária que é o objetivo da Campanha, informar, promover, animar a
nossa Igreja para que seja cada vez mais missionária”.
O DVD e o livrinho da Novena destacam o
testemunho de jovens missionários em várias situações, no Brasil e
além-fronteiras. “As páginas centrais do livrinho trazem a Mensagem do papa
Francisco para o Dia Mundial das Missões, o penúltimo domingo de outubro
(este ano dias 20). É uma oportunidade para os cristãos, de forma
concreta, fazerem a sua oferta através do envelope, além de rezar e
estar em sintonia com os missionários no mundo”, reforçou padre
Camilo.
Padre
Estêvão Raschietti, por sua vez, destacou o sentido da Campanha Missionária
para a Igreja. “A palavra Missão abarca toda a
ação da Igreja. Os batizados são missionários pelo próprio batismo. Isso faz parte da vocação cristã”, defendeu padre Estêvão. Na
sequência, chamou a atenção para três aspectos da
missão. “Existe uma missão que é mais difícil das demais, onde a Igreja não
está presente e não é bem vinda. Essa é a missão ad gentes, e como
diz João Paulo II deve servir de inspiração e
modelo para todas as outras ações na Igreja”. O segundo aspecto é que, “a
missão não começa e acaba na própria paróquia ou na diocese, mas
tem uma responsabilidade universal, com todos os povos. A colaboração com
projetos missionários faz parte da essência da Igreja que é católica (universal)”. O terceiro aspecto que o Mês Missionário quer evidenciar
é que, “a missão requer uma consagração, ou seja, um compromisso
por toda a vida. Somos convidados a prestar atenção naqueles missionários
e missionárias que se consagram para a missão difícil e além-fronteiras. Eis
porque se faz uma Campanha Missionária”, concluiu.
Para dinamizar a Campanha, as POM
contam com a colaboração dos Conselhos Missionários Diocesanos
e Regionais, lideranças e organismos afins. A coleta é enviada ao Fundo
Universal de Solidariedade para apoiar projetos em todo o mundo.
Jaime C. Patias
FONTE: POM -
18/09/2013
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