segunda-feira, 24 de março de 2014

Juventude Missionária de Guarulhos participa de Encontro Estadual da JM de Nível 1 do Regional Sul 1

A Juventude Missionária do Estado de São Paulo esteve reunida entre os dias 21 a 23 de março para seu encontro estadual de nível I. O encontro aconteceu na sede da Obra dos Cenáculos Missionários (OCM) na Lapa. Compareceram no encontro 36 jovens vindo de nove dioceses, Dioceses de Franca, Mogi das Cruzes, Arquidiocese de São Paulo – Região Belém, Guarulhos, Caraguatatuba, Bragança Paulista, São Miguel Paulista, Santo Amaro e Presidente Pudente. Ainda compareceu o Padre José Stella da OCM, Padre Pedro Facci do Pime (Pontifício das Missões ao Exterior), Fatiminha, Coordenadora do Comire (Conselho Missionário Regional) em SP e Margarida que é a tesoureira do Comire. Os Jovens da diocese de Guarulhos que compareceram ao encontro foram: Mateus Santos, José Verto, Victor Dias, Jaqueline Aparecida, Cicero Cosmo (Assessor da JM na Capela Santa Edwiges - Cocaia) e Diego Raposo que são da Paróquia N. S. Aparecida – Cocaia, e Raphaela Sabino e Hildo Junior que são da Paróquia N. S. de Fátima do Jd. Tranquilidade. Esse encontro teve por objetivo conhecer o que é o projeto da Juventude Missionária, seus compromissos e objetivos.

O encontro teve inicio na sexta, (21), com a oração de abertura. Dando inicio as atividades o jovem Diego Coelho, Coordenador Estadual da Juventude Missionário do Regional Sul 1 falou sobre as atividades que iriam acontecer durante todo o encontro, e os objetivos do mesmo.

No Sábado o encontro começou com a santa missa presidida pelo Padre José Stella da OCM. Após o café o jovem Tiago Scalco, Assessor estadual da JM do Regional Sul1, começou as palestras explicando sobre o que é ser um jovem missionário. Foi falado sobre o que é são as Pontifícias Obras Missionárias, Pontifícia Obra da Propagação da Fé, sobre a história da Juventude Missionária, perfil do jovem missionário, identidade da JM, metodologia da JM – As 4 áreas integradas, o assessor, o coordenador e subsídios missionários existentes no Brasil. O nosso secretário nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé, Guilherme Cavalli, fez um vídeo com uma mensagem aos jovens missionários de SP que foi exibido durante o encontro.

De noite os jovens prepararam a oração do terço missionário, que foi rezado com todos andando por toda a casa do Centro Missionário a cada dezena. Após a reza do terço, o Jovem Diego Raposo, Vice Coordenador Estadual da JM do Regional Sul 1, falou de sua experiência missionária além-fronteiras que aconteceu no Paraguai no começo do ano.

No domingo o dia começou com a oração da manhã. Tiago Scalco falou ainda sobre a história de nossa fundadora, Paulina Jaricot, aonde foi mostrado o exemplo de sonho que se torna realidade de uma missionária que mostrou todo empenho pelas missões em sua época, que hoje está espelhada pelo mundo inteiro.

Agora é hora de compromisso: foi com esse intuito que após a conclusão de todo o encontro aconteceu os repasses de informação para todos os membros de cada diocese a se comprometer com o projeto da JM. Foi marcada com todas as dioceses a visita da coordenação estadual para a implantação da JM em cada diocese que ainda não caminha, e os que já têm caminhada na diocese, que seja feito um dia de formação para outros jovens que ainda não conhecem virem a conhecer a JM.

O Encontro Estadual da JM encerrou-se com a Santa Missa de Envio dos Jovens Missionários presidida pelo Padre Pedro Facci do Pime. Na missa um representante de cada diocese entrou com um símbolo da JM que foi depositada no altar. Ao final foi entregue pelo Missionário Cicero de Guarulhos e pela Irmã Imelda (Missionária Comboniana e membro do Comire) a cruz de envio, aonde os jovens missionários foram enviados agora a levar essa boa-nova a todos os outros jovens em suas dioceses.

Jovens Missionários, Sempre Solidários!

Para ver todas as fotos, clique aqui

Jovens da JM de Guarulhos com Padre Pedro Facci do PIME

Nenhum comentário:

Postar um comentário