sábado, 31 de maio de 2014

Juventude Missionária participa do 1° Congresso Americano da IAM

Entre os dias 23 a 25 de maio, aconteceu o 1° Congresso americano da Infância e Adolescência Missionária no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida no estado de São Paulo. O congresso contou com a presença de 654 pessoas vindo de 17 países diferentes, sendo 523 pessoas do Brasil. A Juventude Missionária fez presença durante todo o congresso com seus coordenadores estaduais de muitos estados do Brasil. Promovido pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM) em parceria com as POMs do continente americano, o congresso teve como tema: “IAM da América a serviço da missão” e Lema: Vocês são meus amigos (Jo 15-14). O congresso teve por objetivo momento de partilha e experiência vivida em cada realidade da IAM em cada país e fumegar a chama da missão em cada coração.

O congresso começou a missa de abertura presidida pelo Bispo Dom Sergio Braschi, presidente da comissão para ação missionária e cooperação intereclesial da CNBB. “Nós temos esta missão: defender a vida e proclamar esse anúncio aos corações de todas as crianças do mundo e suas famílias, para que tenham a alegria de um encontro com o Senhor da vida”, afirmou Dom Sergio durante a missa de abertura.

Durante a cerimonia de abertura Padre Camilo Pauletti, Diretor das Pontifícias Obras Missionárias, destacou que o Congresso deseja “impulsionar o espírito e a animação missionária”. Recordou que o evento acontece no mesmo auditório que, em 2007, reuniu os bispos da América e Caribe para a V Conferência do CELAM cujo Documento final evidencia a missão. “No Brasil, a IAM é nossa joia. É a Obra Pontifícia mais visível e com maior presença na Igreja e na sociedade. Como Continente Americano, queremos expressar nossa esperança e confiança nas crianças e adolescentes que são as lideranças hoje e amanhã”, finalizou.

Esteve presente durante o congresso a secretária-geral da Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionária, Dra. Jeane Baptistine, veio direto de Roma e trouxe uma mensagem. “Penso que um Encontro como este deveria ser um momento de intercâmbio de experiências entre os países. Isso é importante para a animação missionária. Assim, a IAM crescerá e se fortalecerá”.

No sábado, 24, aconteceram alguns testemunhos dos jovens do México, Paraguai, Argentina, Chile. Além dos testemunhos, Padre André Luiz de Negreiros, Secretário da Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionária no Brasil, falou da realidade em que as crianças vivem hoje no Brasil e no mundo. Também a Irmã Sandra Mazzanti, secretária da IAM na Argentina também falou em espanhol para os irmãos latinos sobre essa realidade das crianças no mundo.

No período da manhã, o Cardeal Dom Raymundo Damasceno, presidente da conferência nacional dos bispos do Brasil (CNBB), deu a boas vindas a todos congressistas a casa da mãe Aparecida. Em sua breve mensagem, falou sobre o local onde estava acontecendo o congresso, que foi a mesma sala que aconteceu a V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe (CELAM), em 2007, com a presença do Papa Bento XVI, e aonde se formulou o Documento de Aparecida. Na ocasião, o então arcebispo de Buenos Aires, o Cardeal Jorge Mario Bergoglio, atual Papa Francisco, também estava presente e ajudou na redação do mesmo documento.

À tarde todos foram para Guaratinguetá na Escola Estadual Conselheiro Rodrigues Alves, aonde foi servido almoço, e após aconteceu cinco fóruns temáticos; os temas foram Criança, Adolescente, Jovens, Escola e Família. Um pouco antes dos fóruns em grupo, os coordenadores estaduais da Juventude Missionária da região sudeste, se reuniu para uma reunião para preparar o encontro da JM que acontecerá em novembro em Minas Gerais, chamado Sudestão. O dia foi encerrado com as missas nas paróquias aonde os congressistas foram acolhidos e um momento cultural.

No Domingo, 25, o encontro começou com a Santa Missa direto da Basílica Nacional de Aparecida, presidida pelo Cardeal Dom Raymundo Damasceno que em sua homilia saudou os congressistas que vieram de 17 países e que foram acolhidos em 13 paróquias de Aparecida e Guaratinguetá. Concelebraram mais de 50 padres e seis bispos dentre os quais, Dom Sergio Braschi, presidente da comissão para ação missionária da CNBB.

Após a missa os congressistas se reuniram novamente no auditório do Santuário para o fechamento da plenária de todos os grupos que se reuniu no sábado na Escola em Guaratinguetá. Após aconteceu fechamento do congresso com as mensagens dos diretores das Poms e a celebração de envio presidida pelo Bispo Dom Sergio Braschi.

Jovens Missionários, Sempre Solidários!


Nenhum comentário:

Postar um comentário