sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Campanha Missionária 2014

O mês de outubro é, para a Igreja Católica em todo o mundo, o período no qual são intensificadas as iniciativas de informação, formação, animação e cooperação em prol da Missão universal. O objetivo é despertar a consciência, a vida e as vocações missionárias, bem como realizar a Coleta no Dia Mundial das Missões, penúltimo domingo de outubro (este ano dias 18 e 19). As ofertas são utilizadas para sustentar atividades de promoção humana e evangelização em todo o mundo.

Na Quaresma, a Igreja no Brasil já se questionou, por meio da Campanha da Fraternidade, sobre a realidade do tráfico humano. A Campanha Missionária 2014 retoma essa reflexão ao propor o tema “Missão para libertar”, e o lema: “Enviou-me para anunciar a libertação” (Lc 4, 18).

Hoje, as vítimas do tráfico humano representam a escravidão moderna. O conceito de tráfico humano, com seus desdobramentos, inclui o tráfico para a exploração do trabalho; para a exploração sexual; para a extração de órgãos; e tráfico de crianças e adolescentes. Por isso, o tema “Missão para libertar” surge hoje como um grande desafio para a evangelização e exige ações concretas em perspectiva universal.

Em uma sinagoga de Nazaré, Jesus inaugura seu ministério recordando a profecia de Isaías: “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu e enviou-me para anunciar a boa-nova aos pobres...” (Lc 4, 18). E continuou: “para pôr em liberdade os cativos...” (Lc 4, 19). Essa passagem inspira o lema da Campanha Missionária: “Enviou-me para anunciar a liberdade”. Essa missão libertadora vem do Deus da vida, pois é conferida a Jesus pelo próprio Espírito do Senhor, por quem já fora ungido como o messias por ocasião do seu batismo (Lc 3,22).

A missão do Messias é de esperança de vida digna, especialmente para quem sofre algum tipo de escravidão. Hoje, Jesus nos desafia a assumirmos essa mesma “Missão para libertar”. Nesse sentido, a Campanha Missionária 2014 nos pede uma postura diante da escravidão do tráfico humano em suas diversas expressões. Olhando para essa realidade à luz da Palavra de Deus, vemos que essa missão continua urgente e sem fronteiras.

Todas as famílias e comunidades são convidadas a viverem com maior intensidade o Mês das Missões. Com isso, a nossa Igreja no Brasil se fortalece e se abre com maior generosidade para a Missão Universal além-fronteiras, conforme o apelo do papa Francisco, “não nos deixemos roubar o entusiasmo missionário!” (EG 80).

Apresentação dos subsídios

As Pontifícias Obras Missionárias (POM) têm a responsabilidade de organizar, todos os anos, a Campanha Missionária, na qual colaboram a CNBB por meio da Comissão para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial, a Comissão para a Amazônia e outros organismos que compõem o Conselho Missionário Nacional (Comina). Todos os itens da Campanha já foram enviados às 276 dioceses e prelazias do Brasil para serem distribuídos entre as paróquias e comunidades. Além disso, os materiais estão disponíveis nesta Página para baixar e multiplicar livremente.


Clique em uma das opções abaixo para baixar a apresentação geral da Campanha


(Para visualizar a apresentação em Prezi, basta fazer o download, descompactar o arquivo baixado e executar o arquivo Prezi.exe)

Cartaz

A figura da Mão ao mesmo tempo em que diz PARE com o Tráfico de Pessoas, rompe a corrente da maior escravidão moderna. As imagens no fundo do Cartaz retratam a realidade do Tráfico Humano: exploração do trabalho; exploração sexual; extração de órgãos; crianças para adoção. Lembram também que, a Missão não tem fronteiras e os missionários e missionárias que atuam na Missão para libertar.


Novena

O livrinho da Novena Missionária contém 60 páginas de conteúdo. Para cada dia, o roteiro apresenta: 1) breve leitura da realidade sobre o Tráfico Humano; 2) iluminação desde a Palavra de Deus; 3) testemunhos missionários; 4) reflexões; 5) orações; e 6) convite ao compromisso. O objetivo é criar comunhão, rezar, refletir e incentivar para o compromisso, tendo presente os diversos aspectos da Missão.

A Novena pode ser feita pelos grupos de reflexão, grupos de rua, nas casas de família, nas comunidades ou escolas.


DVD

A Novena vem acompanhada do DVD, com destaque para os testemunhos missionários na “Missão para libertar”. Onde for possível, sugerimos inserir o DVD no roteiro da Novena, assistindo às narrativas do vídeo, conforme indicado no livrinho. Pode também ser utilizado em homilias dominicais, reuniões das pastorais, conselhos paróquias e comunitários, grupos e movimentos, e até mesmo nos encontros de oração.

Assista direto no Youtube, ou nos vídeos abaixo.

Orações dos fiéis

Este ano, as orações dos fiéis para os quatro domingos de outubro não foram impressas, mas editadas na versão PDF. Além disso, serão inseridas em alguns Folhetos Litúrgicos. Os roteiros incluem um comentário inicial e a Oração da Campanha. As orações podem ser projetadas através de aparelho multimídia para que a comunidade, reunida em celebração, acompanhe e reze em sintonia com a temática da Campanha Missionária. Podem ser utilizadas nas missas, liturgias da Palavra, cultos, reuniões das pastorais, grupos de oração e movimentos.


Marcadores de página

Entre os materiais a novidade, este ano, são as quatro versões de marcadores de página com a Oração da Campanha Missionária e as imagens de Santa Teresinha do Menino Jesus, São Francisco Xavier, Nossa Senhora Aparecida e o papa Francisco.


Mensagem do papa para o Dia Mundial das Missões

Este ano, a Mensagem do papa Francisco não foi inserida no livrinho da Novena, mas impressa a parte. “Ainda hoje há tanta gente que não conhece Jesus Cristo. Por isso, continua a revestir-se de grande urgência a missão ad gentes, na qual são chamados a participar todos os membros da Igreja, pois esta é, por sua natureza, missionária: a Igreja nasceu «em saída»”, afirma o papa no início da Mensagem.


Artigos: (em breve)

Envelopes para a coleta do Dia Mundial das Missões

O envelope deve ser utilizado exclusivamente para a Coleta do Dia Mundial das Missões, feita no penúltimo domingo do mês de outubro (este ano, dias 18 e 19). As ofertas devem ser integralmente enviadas às Pontifícias Obras Missionárias (POM) que as repassam ao Fundo Universal de Solidariedade para apoiar projetos em todo o mundo.


“Não nos deixemos roubar o entusiasmo missionário!” (Papa Francisco, EG 80).

Por Equipe POM

Nenhum comentário:

Postar um comentário