quarta-feira, 29 de abril de 2015

Comissões Episcopais de Pastoral têm novos presidentes

Durante a 53ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), realizada de 15 a 24 de abril, em Aparecida (SP), foram eleitos os 12 presidentes das Comissões Episcopais de Pastoral da CNBB, que agora constituem o novo Conselho Episcopal Pastoral (Consep). A primeira reunião com a presença da nova presidência e com os presidentes da Comissões está prevista para os dias 19 e 20 de maio, na sede da CNBB, em Brasília.

Conheça quem sãos os novos presidentes de cada Comissão Episcopal:

Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada

Presidente: dom Jaime Spengler, arcebispo metropolitano de Porto Alegre (RS) - Natural de Gaspar, em Santa Catarina, nascido em 1960. Ele estudou Filosofia no Instituto Filosófico São Boaventura, em Campo Largo (PR) e Teologia no Instituto Teológico Franciscano, em Petrópolis (RJ). O bispo é também doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Antonianum de Roma. Seu lema episcopal é “in cruce gloriari” – Gloriar-se na cruz.

Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato

Presidente: dom Severino Clasen, bispo de Caçador (SC) - natural de Petrolândia (SC). Foi ordenado presbítero em 1982. É pós-graduado em administração para a Organização do Terceiro Setor, pela Fundação Getúlio Vargas. Seu lema é “Acolher e cuidar”.

Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial

Presidente: dom Esmeraldo Barreto de Farias, bispo auxiliar de São Luís (MA) -  Natural de Santo Antônio de Jesus (BA), nascido em 1949. Ordenado presbítero em 1977, em sua terra natal, é formado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e em Teologia pelo Instituto de Teologia de Salvador (BA). O bispo foi presidente da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB no período 2007-2011. Seu lema episcopal é “Levanta-te e anda”.

Comissão Episcopal Pastoral para Animação Bíblico-catequética

Presidente: dom José Antônio Peruzzo, arcebispo de Curitiba (PR) - Nascido em Cascavel (PR) em 1960, dom Peruzzo foi ordenado sacerdote em 1985. Estudou Filosofia na Universidade Católica do Paraná, Teologia no Studium Theologicum de Curitiba (PR) e concluiu seu mestrado em Ciências Bíblicas no Pontifício Instituto Bíblico de Roma. O bispo também é doutor pela Pontifícia Universidade São Tomás de Aquino, em Roma. Seu lema episcopal “Fazei discípulos... ensinai”.

Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé

Presidente: dom Pedro Carlos Cipollini, bispo de Amparo (SP) - Natural de Caconde (SP), dom Pedro Cipoliini nasceu em 1952. Ele estudou Filosofia nas Faculdades Associadas do Ipiranga (UNIFAI), em São Paulo, e Teologia na Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção (SP), além de ser formado em Pedagogia. Seu doutorado em Teologia foi concluído na Universidade Gregoriana de Roma. Seu lema episcopal é “In nomine Iesu” – “Em nome de Jesus”.

Comissão Episcopal Pastoral para Liturgia

Presidente: dom Armando Bucciol, bispo de Nossa Senhora do Livramento (BA) - Nasceu em Villanova de Motta de Livenza, na Itália, em 1946, e ordenou-se presbítero em 1971, na Itália. É formado em Teologia por Vittorio Veneto, pós-graduado em Ensino Religioso Catequético e cursou doutorado em Roma, tornando-se doutor em Sagrada Teologia com especialização em Liturgia Pastoral, no Instituto Liturgia Pastoral em Santa Justina, Padova. Seu lema episcopal é "Charitas Christi urget nos!” - O amor de Cristo nos impulsiona.

Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação

Presidente: dom Darci José Nicioli, bispo auxiliar de Aparecida (SP) - Nascido em Jacutinga (MG) em 1959, dom Darci foi ordenado sacerdote em 1986. Estudou Filosofia na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (SP) e Teologia no Instituto Teológico São Paulo (ITESP). O bispo também é mestre em Teologia pelo Pontifício Ateneo St. Anselmo, de Roma. Em novembro de 2012 foi nomeado bispo auxiliar de Aparecida (SP). Seu lema episcopal é “Que a tua luz brilhe”.

Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude

Presidente: dom Vilsom Basso, bispo de Caxias (MA) - Natural de Tuparendi (RS), nascido em 16 de fevereiro de 1960. Ingressou para o Seminário de Filosofia em 1979, e concluiu a formação em Teologia no ano de 1985, sendo ordenado presbítero, no mesmo ano. Possui especialização em Planejamento Pastoral pela Universidade de Bogotá (Colômbia). Seu lema episcopal é “Ecce venio, Domine” – “Eis-me aqui Senhor”.

Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família

Presidente: dom João Bosco Barbosa, bispo de Osasco (SP) - Natural de Guaratinguetá (SP), dom João Bosco Barbosa nasceu em 1952 e foi ordenado presbítero em 1978. Ele estudou Filosofia e Teologia no Instituto Filosófico e Teológico de Petrópolis (RJ). Ele também é graduado em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e cursou Comunicação Social na União Católica Internacional de Imprensa, dos países do leste europeu. Seu lema episcopal é “Cristo nossa vitória”.

Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e Educação

Presidente: dom João Justino de Medeiros, bispo auxiliar de Belo Horizonte (MG) - Nasceu em 1966, em Juiz de Fora (MG). Foi ordenado sacerdote em 1992, após estudar Filosofia e Teologia no Seminário Arquidiocesano Santo Antônio. O bispo é também mestre e doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. Seu lema episcopal é “In testimonium de lumine” – “Para dar testemunho da luz”.

Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz

Presidente: dom Guilherme Werlang, bispo de Ipameri (GO) - Natural de São Carlos (SC), nascido em 1950. Foi ordenado presbítero em 1979 e concluiu seus estudos de Filosofia em Passo Fundo (RS); Teologia em Porto Alegre (RS) e sua pós-graduação em Liturgia, em São Paulo. Seu lema episcopal é “Para que todos tenham vida”

Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso

Presidente: dom Francisco Biasin, bispo de Barra do Piraí-Volta Redonda (RJ) - Nasceu em 1943 na cidade de Arzercavalli, em Pádua, na Itália. Estudou Filosofia e Teologia no Seminário Maggiore di Padova, da Itália, e concluiu sua especialização em Catequese pelos Salesianos em Milão. Seu lema episcopal “Dar a vida pelos irmãos”.

Fonte: Site CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário