segunda-feira, 13 de abril de 2015

Jornada do Jovem Missionário

Com o propósito de orientar os trabalhos dos jovens missionários, a equipe nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé disponibiliza aos grupos a Jornada do Jovem Missionário. O material será disponibilizada mensalmente a partir de abril no site das Pontifícias Obras Missionárias e foi organizada em quatro módulos. Cada módulo será subdividido em 2 temas geradores:



Módulo 01 - A Escuta

As juventudes estão envoltas por inúmeras propostas de vida. É a fase de firmar convicções e organizar o futuro. É tempo de formar-se para o amadurecimento profissional, emocional, humano e espiritual a fim de conservar a harmonia entre todas as dimensões que compõem o sujeito. Por isso, a juventude é uma fase em que se vive inquieto e na qual as incertezas afloram mais do que em qualquer outro tempo. Por isso é preciso parar e escutar, de novo, o Senhor Jesus, a Sua Palavra que é sua pessoa. No primeiro módulo somos chamados à escuta atenta de nosso eu, do meu irmão e das realidades do mundo para assim encontrar Jesus em todas elas.

Tema 1 - Escuta teu irmão:





Tema 2 - Deus presente no mundo:

O segundo tema será disponibilizado em Maio


Módulo 02 - O Encontro
As juventudes do nosso Continente, principalmente a da América Latina, nasceram em uma cultura religiosa. Por mais que se viva em uma cultura pluricultural e secular, os nascidos a partir dos anos 1980 têm sua infância marcada pela tradição cristã. Por isso, é uma realidade considerada “evangelizada”. Somos batizados, recebemos os sacramentos da confirmação do batismo, vamos à missa frequentemente. Mas, conhecemos a quem seguimos? Qual é sua proposta de vida? Quem é Ele de fato? No segundo módulo os grupos de Juventude Missionária são convidados a investigar a vida de Jesus e reinculturar a fé para reencontrar-se com o Nazareno.

Módulo 03 - O Seguimento
Toda pessoa amadurece sua fé no conhecimento, amor e seguimento a Jesus (cf. DAp 278). Encontrar-se com o Messias e assumir o compromisso de segui-Lo implica compreender sua pessoa e as perspectivas da humanidade inauguradas por Ele. É preciso ter a clareza de saber que não se está seguindo um mágico ou um empresário bem sucedido, mas o humano completo que, a partir da pobreza, iniciou o Reino de justiça e paz. Jesus foi enviado ao mundo como mediador entre Deus e os seres humanos. Viveu na história e habitou o mundo. No terceiro módulo da JJM somos convidados a viver o seguimento ao Jesus histórico e, assim, compreendê-lo presente no meio de nós, encarnado nas pessoas, principalmente nos mais sofredores.

Módulo 04 - A Missão
A missão nasce da escuta, como transbordamento do encontro com a pessoa de Jesus de Nazaré. Surge da intimidade com Ele. Do encantamento. Do discipulado. “Quem se apaixona por Jesus Cristo, deve igualmente transbordar Jesus Cristo” (DGAE 2011-2015). Se chegará à missão caso seja bem desenvolvido o processo da escuta, do encontro e do seguimento. Para isso, é preciso seguir as opções de Jesus, como desejo de imitá-lo. Nesse itinerário somos convocados a fazer da alegria e da esperança, da tristeza e da angústia dos seres humanos do tempo atual, sobretudo dos pobres e dos aflitos, também a nossa alegria e esperança, nossa tristeza e angústia, já que em Jesus assumimos a aliança com o mundo. (cf. GS 1). Assim, a partir da espiritualidade martirial de inteira doação, o quarto módulo nos convida para a missão junto às realidades que mais necessitam para que sejamos presença de Jesus junto aos que ainda estão crucificados.

A orientação é que cada módulo seja vivenciado durante dois meses, com dois temas geradores segundo a pedagogia das quatro áreas integradas.

Fonte: POM

Nenhum comentário:

Postar um comentário