domingo, 6 de setembro de 2015

JM participa de Encontro Estadual do Comire

Entre os dias 28 a 30 de agosto, aconteceu na Arquidiocese de São Paulo, na região Ipiranga, o 35° Encontro Estadual do Conselho Missionário do Regional Sul 1 da CNBB (Comire - SP).

O encontro contou com a presença de cerca de 130 pessoas vindas de 25 arquidioceses e dioceses do estado. Esse encontro que teve como tema: “A fé que testemunhos” e lema: “Vós sereis minhas testemunhas” (At 1,18) foi assessorado pelo Padre José Altevir, provincial dos padres espiritanos.

No sábado à tarde aconteceram às oficinas dos Conselhos Missionários (Comidis, Comipas e GAMs – Grupos de Animação Missionária), Conselho Missionário de Seminaristas (Comise), Infância e Adolescência Missionária (IAM), Juventude Missionária (JM), Igreja e Sociedade e Missões Populares.

A oficina da Juventude Missionária foi assessorada pelo jovem Tiago Scalco (Assessor Estadual da JM) e Diego Raposo (Coordenador Estadual da JM). A oficina que trabalhou o tema do encontro foi baseada no 13º capitulo do livro Impulsos e Intervenções de Paulo Suess que fala sobre a Responsabilidade Missionária.

Tiago em cima desse capitulo falou: Ser responsável significa delinear horizontes que permitem dar respostas ou formular perguntas relevantes diante dos desafios da atual conjuntura e estrutura global. Todo esse processo emerge da ética missionária, capacidade de ir ao encontro do outro, esse outro não é meio de ação missionária mais sim agente direto e dom. Ética missionária não é comportamento específico de determinado grupo pastoral, ser missionário (a) não é uma atividade especializada, mais sim uma vocação batismal.

Durante os três dias do encontro os participantes poderão refletir, avaliar e partilhar experiências missionárias vividas nas dioceses e grupos missionários que compõem o Regional Sul 1.

O encontro foi encerrado com a celebração eucarística presidida por Dom Sergio de Deus Borges, bispo auxiliar da arquidiocese de São Paulo, vigário episcopal da região Santana. No final da celebração foi entregue o andor de Nossa Senhora Aparecida peregrina a diocese de Jales que acolherá o encontro estadual no ano de 2016.

Jovens Missionários, Sempre Solidários!

Nenhum comentário:

Postar um comentário