segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

Juventude Missionária realiza retiro no Centro de Guarulhos

Nesse domingo, 18 de fevereiro, aconteceu na Capela Nossa Senhora do Rosário Mãe dos Homens Pretos e São Benedito, centro de Guarulhos, retiro diocesano da Juventude Missionária (JM). Esse encontro que teve como tema: “Protagonismo do jovem na igreja” e lema: “Assim, brilhe a vossa luz diante dos homens” (Mt 5,16), teve como objetivo refletir e rezar sobre o protagonismo do jovem dentro da igreja e na sociedade nesse ano do laicato.

Para melhor refletir esse tema, foi convidado o jovem Fernando Silva, jovem que foi coordenador do setor juventude na Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Cocaia. O jovem Fernando falou sobre sua vida como jovem dentro da igreja, como começou a sua caminhada até chegar à coordenação do setor juventude paroquial.

Para melhor reflexão, Fenando leu a leitura das Bodas de Caná (Jo 2, 1-11), leitura aonde Jesus realiza seu primeiro milagre, a transformação da água em vinho. Com isso Fernando fez uma pergunta: “Qual vinho não pode faltar para você jovem ser feliz?”, e a resposta não poderia ser Jesus, nem Maria e nem os santos da igreja. Os jovens então assim refletiram e falaram o que no mundo te fazem feliz.

No encerramento Fernando disse: ”Jovem você é o vinho para igreja, você é o que trás a novidade e para igreja vocês não podem faltar, assim como naquela época não poderia faltar o vinho em uma festa de casamento”.

Após o almoço, Cicero Cosmo, falou sobre o que será falado e refletido na campanha da fraternidade desse ano que tem como Tema: Fraternidade e superação da violência e lema: Em Cristo somos todos irmãos (Mt 23,8).

A jovem Priscila Gondim, coordenadora diocesana da JM, testemunhou sua experiência vivida na III Missão Sem Fronteiras, missão nacional realizada pela JM, esse ano a missão foi realizada na cidade de Viamão-RS. 

Priscila enfatizou a importância do protagonismo juvenil nas missões, disse que todos são muito importantes e capazes, porque as vezes o jovem é rotulado como incapaz, mas todos são muito capazes. Que ano que vem algum jovem participe da missão nacional no lugar da Priscila e da Lhauany. 

Em seguida aconteceu a adoração ao santíssimo sacramento presidida pelo Diácono Tiago Correa Regini, que hoje está na Paróquia Maronita São Charbel.

O retiro foi encerrado com a santa missa presidida pelo Padre Francisco Gomes Veloso, reitor do seminário diocesano.

Jovens Missionários, Sempre Solidários!


Nenhum comentário:

Postar um comentário