quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Novo Bispo da Diocese de Guarulhos


Dom_Joaquim_Justino_CarreiraSmart
Dom Joaquim Justino Carreira
O papa Bento 16 nomeou, nesta quarta-feira (23), dom Joaquim Justino Carreira bispo diocesano de Guarulhos, na Grande São Paulo, transferindo-o da Arquidiocese de São Paulo, onde exercia a função de vigário episcopal para a Região Santana. Dom Joaquim sucede a dom Luiz Gonzaga Bergonzini, que teve sua renúncia aceita pelo papa, por ter alcançado o limite de idade canônica (75 anos). A posse de dom Joaquim como terceiro bispo diocesano de Guarulhos está prevista para acontecer no dia 22 de janeiro de 2012, com horário e local a serem oportunamente divulgados.
Hoje pela manhã, dom Joaquim já participou, com seu antecessor, dom Luiz Gonzaga Bergonzini, da reunião do clero de Guarulhos, no Seminário de Lavras, onde foi apresentado. Às 14h, ele atende jornalistas na cúria diocesana (avenida Gilberto Dini, 519 – Bom Clima).

Dom Joaquim e Dom Luiz com o clero de Guarulhos

Trajetória de Dom Joaquim

O novo bispo de Guarulhos tem 62 anos e é natural da cidade de Santa Catarina da Serra (Portugal). Foi ordenado bispo no ano de 2005, com o lema episcopal “Pax Vobis”, pelo cardeal dom Cláudio Hummes.
Dom Joaquim estudou filosofia na Faculdade Anchieta, em São Paulo, e teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma (Itália). É mestre em Matrimonio e Família, pelo Pontifício Instituto para a Família, da Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma.
Antes de ser ordenado bispo, dom Joaquim exerceu as seguintes atividades: vigário paroquial da Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus – Jundiaí – SP (1977), vigário cooperador da Catedral Nossa Senhora do Desterro – Jundiaí – SP (1977-1983); pároco da Paróquia São Sebastião – Itupeva – SP (1983-1984); administrador paroquial da Catedral Nossa Senhora do Desterro – Jundiaí – SP (1984-1986); vigário paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Carmo – Jundiaí-Mirim – Jundiaí – SP (1986); vigário paroquial da Catedral Nossa Senhora do Desterro – Jundiaí – SP (1986-1988); vigário paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Rosário – Campo Limpo Paulista, para iniciar a Paróquia de São Francisco de Assis – Campo Limpo Paulista – SP (1988); pároco da Catedral
Nossa Senhora do Desterro – Jundiaí – SP (1992-2000) e administrador Paroquial da Paróquia Jesus de Nazaré – Cabreúva – SP (2004).
No ano de 1980, foi nomeado o 1º Reitor do Seminário Maior Diocesano de Jundiaí, função esta que exerceu por 12 anos. Foi ainda, coordenador do Curso de Filosofia e Professor do Seminário Maior de Jundiaí entre os anos de 1980 e 1988.
Na Arquidiocese de São Paulo, exercia a função de vigário episcopal para a Região Episcopal Santana e era bispo referencial para a Pastoral da Liturgia (Comissão Arquidiocesana de Liturgia e Arte Sacra e Comissão dos Bens Culturais da Igreja) e para a Pastoral da Vida e da Família (Pastoral Familiar; Preparação para o Sacramento do Matrimônio; Encontro de Casais com Cristo; Movimentos e Associações Familiares; Movimento de Valorização Humana; Equipes de Nossa Senhora; CENPLAFAM; Confederação das Famílias Cristãs e Pastoral da Terceira Idade).


Carta de Dom Joaquim à cidade de Guarulhos

Leia aqui a Carta de Saudação de Dom Joaquim à cidade de Guarulhos - Dom Joaquim à cidade de Guarulhos
Fonte: Arquidiocese de São Paulo
Créditos: Rafael Alberto
Fonte: Diocese de Guarulhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário