sexta-feira, 1 de junho de 2012

Definido Atos Centrais da JMJ Rio 2013

Foram definidos pelo Vaticano os locais onde o Papa Bento XVI se encontrará milhões de jovens de todo o mundo durante a Jornada Mundial da Juventude que acontecerá na cidade do Rio de Janeiro entre 23 e 28 julho de 2013. Os Atos Centrais serão realizados nos bairros de Copacabana (zona sul) e Santa Cruz (zona oeste).
O presidente do Comitê Organizador Local (COL) e arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, acompanhado dos vice-presidentes e bispos auxiliares do Rio, Dom Antonio Augusto Dias Duarte e Dom Paulo Cezar Costa, esteve em Roma entre os dias 30 e 31 de maio para se reunir com o Comitê Organizador Central, o Pontifício Conselho para os Leigos (PCL), para tratar dessa questão.
“Consultamos grupos e empresas especializadas para saber exatamente os melhores os locais para abrigar bem os Atos Centrais da Jornada. Recebemos também a autorização, tanto da prefeitura municipal, como também do governo federal e agora depois de termos recebido do Pontifício Conselho para os leigos a concordância, obtivemos do responsável pelas visitas papais o ‘sinal verde’ para os locais dos Atos Centrais da nossa Jornada Mundial da Juventude Rio2013”, disse Dom Orani.
O que são os Atos Centrais
Os chamados Atos Centrais, na tradição das jornadas, são cinco momentos: a abertura, a acolhida do Papa, a via-sacra e a vigília que culmina com a Missa de Envio, no encerramento do evento.
praia de Copacabana será um dos palcos do maior encontro mundial da juventude.  A ‘princesinha do mar’ receberá a missa de abertura, dia que marca o início da Jornada (para o Rio dia 23 de julho, terça-feira), presidida por Dom Orani.
“Iniciaremos os Atos Centrais sob a proteção de Maria – na Praia de Copacabana, que leva esse por causa de dela (Nossa Senhora de Copacabana) –nesse local que já tem tradição de grandes eventos para o Rio de Janeiro e terá o privilégio de abrigar esses momentos e acolher jovens do mundo inteiro”, destacou Dom Orani.
No mesmo local será feita a cerimônia de acolhida do Santo Padre, Papa Bento XVI, prevista para quinta-feira e a Via-Sacra, na sexta-feira.
A Via-Sacra acontece também com a presença de Bento XVI que junto aos jovens faz o percurso das estações da crucificação e morte de Jesus.
Para a vigília e missa de envio com o Papa os jovens se reúnem desde a tarde de sábado até a manhã de domingo, quando se encerrará a Jornada (28 de julho de 2013) na Base Aérea de Santa Cruz.
“Isso já foi autorizado pela Aeronáutica e pela presidente Dilma Rousseff. Naquele bairro existe um sinal da cruz antigo, do Rio de Janeiro, daí o nome de Santa Cruz e justamente um dos sinais da JMJ é a Cruz e também o ícone de Nossa Senhora”, disse o arcebispo.
Dom Orani lembra que assim esses dois símbolos da JMJ estarão contemplados nesses locais. E enfatizou: “Temos esses dois belos sinais: de um lado um dos cartões postais do Rio de Janeiro e do outro a volta para a zona oeste, que recebe assim o maior evento da juventude do mundo”.
Após a Missa de Envio os jovens permanecerão na base aérea para um show artístico que fará parte de um DVD gravado ao vivo, com transmissão para todo o mundo.
A Base Aérea de Santa Cruz pertence à Força Aérea Brasileira. Ela está localizada no bairro de Santa Cruz, região oeste da cidade do Rio de Janeiro e extensão é de 5.7 km2. Copacabana, a praia mais famosa do Rio, tem 4,15 km de extensão.

Fonte: jovensconectados.org.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário