terça-feira, 24 de julho de 2012

Encontro Estadual da Juventude Missionária do Regional Sul 1

Entre os dias 20 e 22 de julho de 2012, aconteceu na Diocese de Guarulhos – SP, o 5° Encontro Estadual de Formação e Articulação para Coordenadores e Assessores da Juventude Missionária do Regional Sul 1, esse foi o primeiro encontro do nível 2 que trabalhou com o tema, a missão a luz da palavra de Deus.

Estiveram presentes seis Dioceses, a Diocese de Campinas, Campo Limpo, Bragança Paulista, Presidente prudente, São Miguel e Guarulhos, tivemos a alegria também na sexta a presença de nosso Bispo Dom Joaquim Justino Carreira e do Padre Salvador(Assessor Diocesano da JM na diocese de Guarulhos); essas dioceses se reuniram para refletir sobre a realidade da Juventude Missionária no estado e sobre o que Deus quer nos dizer referente à nossa missão como jovens missionários.

Padre Marcelo Gualberto (Secretário Nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé e JM), foi quem conduziu todo o encontro, foi refletido sobre a missão na palavra de Deus, o antigo e o novo testamento. Padre Marcelo falou que no antigo testamento não se tem a palavra missão, porém se usa o verbo enviar/mandar um objeto ou uma pessoa. Já no novo testamento, baseado na missão de Paulo, se vê que a missão, é por uma necessidade, que Paulo fala em (1Cor 9,16): Anunciar o Evangelho...é uma necessidade que se me impõe: ai de mim se eu não evangelizar.

Os jovens também se reuniram em grupos e refletiram a missão nos quatros evangelhos e nos atos dos apóstolos. Foi concluído na plenária que em todos os livros se fala ativamente de missão e que a finalidade de toda missão é continuar a missão salvifica que foi deixada por Deus.

Ainda foi falado sobre a articulação que a POPF está fazendo para as famílias missionárias (uma das obras ligada a POPF como a JM), que está sendo preparado os subsídios para os encontros que se baseará nas 4 áreas integradas: Vivência Familiar, Formação, Visitas e Celebrações Missionárias, o Tema será: Famílias Missionárias – Fonte de Vida em Comunhão, e o Lema: Famílias em Missão, Vidas em Doação, o símbolo, a Sagrada Família(Mt 2, 13-15, 19-22).

No ano quem vem terá a JMJ no Rio de Janeiro e a JM não irá ficar de fora, Padre Marcelo mostrou as propostas das POMs para a JMJ que acontecerá entre os dias 23 e 28/07. Em todas as dioceses do Brasil uma semana antes da JMJ no Rio terá a semana missionária, padre Marcelo falou para a JM participar ativamente na semana missionária. As propostas da POMs são 4 momentos que seram, Semana Missionária, feira vocacional, ExpoCatólica Rio e a sede missionária, que terá o encontro mundial da JM no dia 23/07.

Ainda no sábado a noite aconteceu uma vídeo conferência com o Erim(Encontro Regional da Infância Missionária), que estava acontecendo na Diocese de Limeira, foi um momento muito feliz de unidade entre os irmãos IAJM.

No fechamento no domingo foi refletido sobre o Documento da Doutrina Social da igreja, novamente os grupos foi formado para reflexão e se chegou na seguinte conclusão, a missão não esta baseado em só ir pregar o evangelho e sim estar junto com a pessoa, ajudar no que for possível a pessoa.

Jovens Missionários, Sempre Solidários !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário