quinta-feira, 13 de março de 2014

Igreja comemora um ano da eleição de Francisco

Milhares de pessoas começaram a se aglomerar na noite da quarta-feira, 13 de março de 2013, na Praça São Pedro.  Nem o frio, nem a chuva afastaram os fieis que esperavam sair da chaminé da Capela Sistina a fumaça que confirmaria ou não o fim das votações do Conclave para eleger o sucessor de Bento XVI.

Às 19h10 locais, exatamente 15h10 em Brasília, a multidão reparou o sinal que iria começar a transformar, mais uma vez, o caminho da Igreja: a fumaça estava saindo. Preta, cinza, branca? Era branca! Sim, os Cardeais haviam escolhido o novo Papa, o vigário de Cristo na terra. Famílias, padres, freiras, idosos e jovens gritavam de júbilo na Praça. Em menos de dois dias de Conclave, a Igreja Católica ganhou um novo pai.

Depois da fumaça, a expectativa quanto à identidade do Sumo Pontífice tomou o mundo. Não só o Vaticano ou a cidade de Roma pararam: mais de cinco mil jornalistas credenciados para a cobertura do Conclave e cerca de 1,2 bilhão de católicos aguardavam com ansiedade o nome do Santo Padre. Milhões de pessoas acompanharam a cobertura dos acontecimentos pela Internet e contribuíram para que a tag #habemuspapam se tornasse o assunto mais comentado no Twitter.
Passados 60 minutos desde a fumaça branca ter aparecido, as luzes da sacada central da Basílica de São Pedro foram acesas e o cardeal-protodiácono Jean-Louis Tauran, de 70 anos de idade, apareceu para dar o anúncio. “Habemus Papam!”.
Até a tarde de 13 de março o escolhido para guiar a Igreja era ainda um simples Cardeal: Jorge Mario Bergoglio, de 76 anos de idade e um dos eleitores do Conclave. No começo da noite, ele se tornou o Papa Francisco e mostrou para o mundo duas virtudes bem características do Santo de Assis: oração e humildade.
“Irmãos e irmãs, boa-noite!
Vós sabeis que o dever do Conclave era dar um Bispo a Roma. Parece que os meus irmãos Cardeais tenham ido buscá-lo quase ao fim do mundo… Eis-me aqui! Agradeço-vos o acolhimento: a comunidade diocesana de Roma tem o seu Bispo. Obrigado! E, antes de mais nada, quero fazer uma oração pelo nosso Bispo emérito Bento XVI. Rezemos todos juntos por ele, para que o Senhor o abençoe e Nossa Senhora o guarde. (…)
E agora iniciamos este caminho, Bispo e povo… este caminho da Igreja de Roma, que é aquela que preside a todas as Igrejas na caridade. Um caminho de fraternidade, de amor, de confiança entre nós. Rezemos sempre uns pelos outros. Rezemos por todo o mundo, para que haja uma grande fraternidade. Espero que este caminho de Igreja, que hoje começamos e no qual me ajudará o meu Cardeal Vigário, aqui presente, seja frutuoso para a evangelização desta cidade tão bela!
E agora quero dar a Bênção, mas antes… antes, peço-vos um favor: antes de o Bispo abençoar o povo, peço-vos que rezeis ao Senhor para que me abençoe a mim; é a oração do povo, pedindo a Bênção para o seu Bispo. Façamos em silêncio esta oração vossa por mim. (…) Agora dar-vos-ei a Bênção, a vós e a todo o mundo, a todos os homens e mulheres de boa vontade. (…)
Irmãos e irmãs, tenho de vos deixar. Muito obrigado pelo acolhimento! Rezai por mim e até breve! Ver-nos-emos em breve: amanhã quero ir rezar aos pés de Nossa Senhora, para que guarde Roma inteira. Boa noite e bom descanso!”

Para celebrar o primeiro ano de pontificado de Francisco, o Vaticano lançou moedas e selos comemorativos. Também será divulgado um DVD que mostrará os bastidores do dia da eleição: as imagens vão desde o interior da Capela Sistina até o anúncio para o mundo, na sacada da Basílica de São Pedro. 
Anúncio de Francisco, de uma forma inesperada
Aqui no Brasil, em meio ao conclave e a toda a expectativa sobre quem seria o novo papa, algo inusitado aconteceu. Em uma cidade do interior de Pernambuco, uma médica estava realizando um exame em uma gestante para descobrir o sexo do bebê. A ultrassonografia estava sendo realizada no dia 13 de março, logo após a fumaça branca aparecer na praça de São Pedro. Ainda estava no intervalo, entre a fumaça e o anúncio.
Neste exame foi descoberto que era um menino. Logo em seguida, a médica perguntou como iria se chamar o bebê. A mãe respondeu de imediato: Jorge. Enquanto isso, aumentava a expectativa na Praça São Pedro ao passar os minutos. Pouco tempo depois, para a surpresa de quem acompanhou o exame, o cardeal Jorge Mário Bergoglio foi anunciado como novo pontífice – uma vida nova para a Igreja que contava, agora, com dois papas. Uma feliz coincidência naquela tarde de quarta-feira – ou, para alguns, pequenos sinais de Deus na vida dos fieis.

Um ano de Jorge – o papa
Parece que não, mas já se passou um ano daquele dia da fumaça branca. Ao logo desse período de pontificado, Francisco começou a ser conhecido como um homem de grande humildade. Como atos simples e originais, o Pontífice ligou e escreveu de forma inusitada para várias pessoas, visitou moradores de rua em Roma, trocou o próprio solidéu pelos produzidos por peregrinos no Vaticano e no Brasil, tocou para frente as reformas necessárias na Cúria Romana e nas finanças do Vaticano, foi padrinho de batismo de um bebê quase abortado – fruto de uma relação extraconjugal – e pediu para que o Papa Emérito Bento XVI continue ativo na vida da Igreja.
Na Jornada Mundial da Juventude brasileira, a primeira do pontificado, Francisco ganhou a imprensa mundial e se tornou o homem de 2013 na revista Times. Também foi capa da Rolling Stones neste ano. Já a conta oficial do Papa no Twitter é a segunda mais seguida, com mais de 12 milhões de seguidores de diferentes nacionalidades.
Como os antecessores, Francisco tem um carisma específico e não se prende a isso para dar passos na missão a ele confiada. Pelo contrário, ensina que o caminho a ser trilhado é o da simplicidade, misericórdia e acolhimento: “Jesus quis conservar as suas chagas para nos fazer sentir a sua misericórdia. Esta é a nossa força, a nossa esperança”, tuitou o Papa em novembro de 2013. Justamente no dia em que completa um ano à frente da Igreja, ele pediu no microblog: “Rezai por mim”, da mesma forma que o fez quando anunciado papa – um gesto inédito.
O papa Francisco também lançou uma exortação apostólica – a primeira de seu pontificado -, chamada Evangelii Gaudium – A alegria do Evangelho. Nela, o Sumo Pontífice diz que a Igreja deve servir com simplicidade e humildade – uma mensagem direta aos responsáveis pela evangelização.

Palavras aos jovens
O pontificado de Francisco também se marcou pelas palavras dirigidas aos jovens, especialmente na Jornada Mundial da Juventude. O site Destrave selecionou dez conselhos do papa Francisco à juventude:

1) Ter um coração jovem sempre: “Vós tendes uma parte importante na festa da fé! Vós nos trazeis a alegria da fé e nos dizeis que devemos vivê-la com um coração jovem sempre: um coração jovem, mesmo aos setenta, oitenta anos! Coração jovem! Com Cristo o coração não envelhece nunca!” (Homilia de Domingo de Ramos 24/03/2013 – Dia da Juventude)

2) Ir contra a corrente: “Sim, jovens, ouvistes bem: ir contra a corrente. Isso fortalece o coração, já que “ir contra a corrente” requer coragem, e o Senhor nos dá essa coragem. Não há dificuldades, tribulações, incompreensões que possam nos meter medo se permanecermos unidos a Deus como os ramos estão unidos à videira, se não perdermos a amizade d’Ele, se lhe dermos cada vez mais espaço na nossa vida”. (Santa Missa dos crismandos em Roma – 28 de abril de 2013)

3) Apostar em grandes ideais: “Não enterrem os talentos! Apostem em grandes ideais, aqueles que alargam o coração, aqueles ideais de serviço que tornam fecundos os seus talentos. A vida não é dada para que a conservemos para nós mesmos, mas para que a doemos. Queridos jovens, tenham uma grande alma! Não tenham medo de sonhar com coisas grandes!” (Catequese do dia 24/04/2013).

4) Estar com Deus em silêncio: “Aprendam a permanecer em silêncio diante d’Ele, a ler e meditar a Bíblia, especialmente os Evangelhos, a dialogar com Ele, todos os dias, para sentir a Sua presença de amizade e de amor”. (Mensagem aos jovens reunidos para a “Sexta Jornada dos Jovens” da Lituânia 28-30 de junho)

5) Rezar o Rosário: “Gostaria de destacar a beleza de uma oração contemplativa simples, acessível a todos, grandes e pequenos, cultos e pouco instruídos: a oração do Santo Rosário. O Rosário é um instrumento eficaz para nos ajudar a nos abrirmos a Deus, porque nos ajuda a vencer o egoísmo e a levar a paz aos corações, às famílias, à sociedade e ao mundo.” (Mensagem aos jovens reunidos para a “Sexta Jornada dos Jovens” da Lituânia 28-30 de junho)

6) Fazer barulho: “Aqui, no Rio, farão barulho, farão certamente. Mas eu quero que se façam ouvir também, nas dioceses, quero que saiam, quero que a Igreja saia pelas estradas, quero que nos defendamos de tudo o que é mundanismo, imobilismo, nos defendamos do que é comodidade, do que é clericalismo, de tudo aquilo que é viver fechados em nós mesmos”. (Discurso aos Jovens Argentinos durante a JMJ Rio 2013)

7) Aproximar-se da cruz de Cristo: “Queridos amigos, a Cruz de Cristo nos ensina a sermos como o Cireneu, aquele que ajuda Jesus a levar o madeiro pesado, como Maria e as outras mulheres, que não tiveram medo de acompanhar Jesus até o fim, com amor, com ternura. E você, como é? Como Pilatos, como o Cireneu, como Maria?” (Discurso aos Jovens durante a Via-sacra, em Copacabana, durante a JMJ Rio 2013)

8) Ser protagonista das mudanças: “Através de vocês, entra o futuro no mundo. Também a vocês, eu peço para serem protagonistas desta mudança. Peço-lhes para serem construtores do mundo, trabalharem por um mundo melhor. Queridos jovens, por favor, não ‘olhem da sacada’ a vida, entrem nela. Jesus não ficou na sacada, Ele mergulhou… ‘Não olhem da sacada’ a vida, mergulhem nela como fez Jesus”. (Discurso na Vigília de Oração, na praia de Copacabana, durante a JMJ Rio 2013)

9) Servir sem medo: “Não tenham medo de ir e levar Cristo para todos os ambientes, até as periferias existenciais, incluindo quem parece mais distante, mais indiferente. O Senhor procura a todos, quer que todos sintam o calor da Sua misericórdia e do Seu amor”. (Homilia da Missa de encerramento da JMJ Rio 2013)

10) Ser revolucionário: “Na cultura do provisório, do relativo, muitos pregam que o importante é ‘curtir’ o momento, que não vale a pena se comprometer por toda a vida, fazer escolhas definitivas ‘para sempre’, uma vez que não se sabe o que nos reserva o amanhã. Nisso peço que se rebelem: que se rebelem contra a cultura do provisório, a qual, no fundo, crê que vocês não são capazes de assumir responsabilidades, que não são capazes de amar de verdade. Eu tenho confiança em vocês, jovens, e rezo por vocês. Tenham a coragem de ‘ir contra a corrente’. E também tenham a coragem de ser felizes!” (Discurso aos voluntários da JMJ Rio 2013)

Francisco também pediu aos jovens que não tenham medo de ser felizes, que encarem a realidade: “Jovens, não tenham medo de fazer escolhas definitivas na vida”. Rezar e caminhar – são esses os dois passos que o jovem deve dar, segundo Francisco.
- “Rezar e caminhar na Igreja. Essas duas coisas caminham juntas, são interligadas. Na origem de toda vocação à vida consagrada existe sempre uma forte experiência de Deus, uma experiência que nunca se esquece. É Deus quem chama. Por isso, é importante ter uma relação cotidiana com Ele”, sublinhou no encontro com os jovens em Assis.
O maior convite de Francisco é para que os jovens sigam, sem medo, para anunciar a Palavra de Deus entre as nações, já que ”o Evangelho não diz respeito somente à religião, mas ao ser humano como um todo, ao mundo, à sociedade e civilização humana. O Evangelho é mensagem de salvação de Deus para a humanidade”. 
Por: Felipe Rodrigues, Lilian da Paz, com informações de Daniel Machado.

Fonte: Jovens Conectados

Nenhum comentário:

Postar um comentário