terça-feira, 22 de julho de 2014

Encontro Estadual Juventude Missionária Nível II

Entre os dias 18 a 20 de julho a Juventude Missionária (JM) do Estado de São Paulo esteve reunida no centro missionário (OCM – Obra dos Cenáculos Missionários) para encontro estadual de nível II, que teve como tema: “Missão a Luz da Palavra de Deus”. Estiveram reunidos 34 jovens vindos das dioceses de, Guarulhos, São Miguel Paulista, Mogi das Cruzes, Bragança Paulista, Franca, Presidente Prudente, São José dos Campos, Caraguatatuba e Santo Amaro. Esse encontro, mais aprofundado, teve como prioridade vermos sobre os documentos de nossa igreja e despertar para a leitura dos mesmos.

Na sexta-feira (18) o encontro começou com acolhimento dos jovens que chegavam das dioceses. De noite, após o jantar, o encontro começou com a oração de abertura na capela do centro missionário. Após a oração, os jovens retornaram para a sala de palestras, aonde todos fizeram a sua apresentação, contando sua realidade de JM em sua diocese e Paróquia, sua realidade de jovem dentro da igreja e sobre a Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio 2013), que completou um ano que aconteceu o evento no Rio de Janeiro.

No Sábado (19) o dia começou com a santa missa presidida pelo Padre Valdiran, Pároco na região Brasilândia. Depois do café, começou a formação que foi conduzida pelo Tiago Scalco (Assessor Estadual da Juventude Missionária); Tiago falou especificamente nesses dias sobre os documentos da igreja (Documento de Aparecida, Ad Gentes e Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil). No fim da tarde, os jovens foram separados por grupos para se estudar a exortação apostólica EVANGELII GAUDIUM, cada grupo ficou com um capitulo para se fazer uma síntese a ser apresentado posteriormente. À noite os grupos poderão apresentar as sínteses que estudaram sobre EVANGELII GAUDIUM. Diego Coelho (Coordenador Estadual da JM), falou sobre o1° Sudestão que acontecerá em Belo Horizonte – MG em novembro. Esse encontro reunirá jovens de toda a região sudeste. As dioceses presentes ficaram de ver dois jovens para participar.

No domingo (20) começou com a santa missa presidida pelo Padre Mario de Carli (Missionário da Consolata). Após a missa, Tiago falou sobre o projeto dos Lectionautas Brasil, sobre a Lectio Divina. Novamente os jovens foram separados por grupos para se fazer a leitura orante do evangelho, que foi dividido dois versículos para cada grupo com algumas perguntas a serem respondidas.

Hora de Compromissos:

No fechamento do encontro a coordenação estadual fez os repasses de compromissos para toda a juventude missionária do estado trabalhar durante esse ano, esses compromissos são: Vivenciar a leitura dos documentos da igreja e dividir isso com os demais dos grupos, ser feito a leitura orante junto com os grupos, tema de um encontro, usando a metodologia da JM ser: Amazônia, para que os jovens dos grupos se sintam parte do projeto missionário da Amazônia que o jovem Diego Raposo (Vice Coordenador Estadual) estará participando e ajuda financeira para ele estar indo, a diocese ficou responsável de passar dois nomes para participar do encontro “Sudestão” e dioceses que ainda não marcou data para a coordenação estadual visitar a diocese, irá agendar esse dia.

O encontro foi encerrado na Capela com o envio missionário de todos, “agora é hora de levar tudo o que foi aprendido durante todo o fim de semana a nossas dioceses”, esse foi o compromisso lançado no envio.

Jovens Missionários, Sempre Solidários!

Clique aqui para ver todas as fotos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário