sábado, 11 de maio de 2019

I Missão Diocesana de 2019.



Gravem o dia 05 de Maio de 2019, o dia do término da tão esperada missão dirigida. Primeira missão diocesana de 2019 da Juventude Missionária de Guarulhos, realizada na Paróquia São Roque do Parque Cecap.
O dia foi iniciado com a Santa Missa, Presidida pelo Pe. Fabrício onde toda juventude juntamente com a comunidade local partilhou da palavra e o Corpo e Sangue do Nosso Senhor Jesus Cristo.

Após a Santa Missa, as Missionárias Priscila e Lhauany trabalhou o tema “Juventude, fé e discernimento” aos quase 40 jovens que se fez presente no último dia da missão, “no último dia da missão” pois está missão iniciou-se no dia 17 de Abril, com os coordenadores das capelas dos condomínios que agendaram mais de 55 apartamentos para as visitas. A Juventude Missionária agradece imensamente a toda paróquia e em especial aos anjos, cujo os nomes são Lucia e Sonia, que também são representantes do COMIDI de nossa diocese, que nos auxiliaram na organização da nossa missão de modo extraordinário. Também agradecemos toda equipe da cozinha da Pastoral da Solidariede, que nos fez um delicioso almoço, a qual faz um lindo trabalho social, durante a semana servindo almoço aos irmãos em situação de rua, quem tanto necessitam.  

Posteriormente a reflexão feita sobre o tema, os jovens foram enviados às famílias que os aguardavam para as visitas missionárias. Vale salientar, que toda missão tem suas dificuldades mas essa tem um detalhe em especial, a região paroquial e rodiada apenas de condomínios, impossibilitando um resultado satisfatório para “missão porta a porta”, aos olhos humanos. A Juventude Missionário juntamente com o Padre Fabrício encontramos uma solução, enviando os coordenadores das capelas dias antes para verificarem as casas que nos acolheria, liberando assim a entrada dos jovens nas portarias dos condomínios.
"Procura ser um exemplo para quem crê!" (Cf. 1Tm 4,12). Esse foi o nosso lema, que Deus abençoe a todos que rezaram, ajudaram, convidaram, que abriu as portas de suas casas e aos que participaram. Que Santa Terezinha do menino Jesus e São Francisco Xavier nos relembrem sempre o fogo do nosso batismo e que nos ajudem a animar as famílias visitadas, as capelas, as paróquias e as cidades que visitarmos. Procure ser um exemplo em todos os ambientes Juventude. Nesse sentido, finalizamos nossa missão num momento de siliêncio e oração diante de nosso Amado Pai no Santissímo Sacramento
Logo, para testemunhar este dia abençoado, a jovem Missionária Lhauany compartilhou conosco seu testemunho dessa maravilhosa missão.
“A missão diocesana do último domingo(5), foi surpreendente ao meu ver, tivemos a oportunidade de conhecer pessoas maravilhosas, com realidades e experiências totalmente diferentes e cada uma com sua singularidade. Dentre essas pessoas tive o grande prazer de conhecer a Dona Vanda, uma senhora com câncer de mama e um pouco amarga com a situação na qual se encontrava. A visita em sua casa foi muito breve não durou mais que 10 minutos e foi duro para mim viver o que vivi. Ao chegar na casa, aquela senhora nos recebeu de forma seca e logo pediu que a visita fosse bem breve pois ela tinha outros compromissos que julgava mais importante. Eu de forma muito delicada tentei criar um ambiente tranquilo e confortável a ela e logo fui recebida com as seguintes indagações: MEU CABELO ESTÁ DESTE JEITO NÃO PORQUÊ GOSTEI DO CORTE  E SIM PORQUE TENHO CÂNCER, PERDI TUDO, MEU SEIO, MEU APARTAMENTO, MEU
FILHO ESTÁ DESEMPREGADO, NÃO TENHO NADA! Ao ouvir aquilo, soou de forma tão dura e triste, senti como se ela estivesse dado um tapa na minha cara, pois não enxerguei que ela tinha perdido tudo, ela ainda estava com vida e isso já era uma grande vitória, quantas pessoas não passaram por aquele sofrimento e perdeu a vida? Muitas e quantas superaram? Várias também, e isso não saiu da minha cabeça durante aquele momento, logo em seguida fizemos a leitura como de costume, e a passagem que escolhemos e lemos em quase todas as casa foi a de Deuteronômios 31,6 - “Sejam fortes e corajosos. Não tenham medo nem fiquem apavorados por causa delas, pois o Senhor, o seu Deus, vai com vocês; nunca os deixará, nunca os abandonará". Enquanto eu estava lendo fui me emocionando, pois gostaria muito que ela percebesse que não havia perdido tudo, há uma esperança de que as coisas ficariam bem, era só olha por cima do muro. Ela percebeu a minha emoção e logo me abraçou por alguns minutos e agradeceu por nossa presença, naquele instante toda aquela barreira que ela havia colocado caiu. Senti uma grande compaixão por aquela senhora, entendo que não estava e não está sendo fácil, mas acredito que Deus sempre está conosco por maior que seja a dificuldade, tudo vai da forma que olhamos para a situação. Agradeço a Deus por me propor tantos momentos maravilhosos na JM e agradeço mais uma vez a Dona Vanda, que me fez enxergar que a vida é o bem mais precioso que nós temos e basta um dia para tudo mudar.”
Lhauany Lopes do Amaral –
Coordenadora grupo São Judas Tadeu - Jardim Alice





Gratidão remete este dia, dia de graça; dia de promessa confirmada; dia bendito por Deus; dia de conheciemento; dia alegre por conhecer a força de outro; e também foi um dia triste por sentir a dor do outro; dia de carinho; dia altruista, sobretudo, um dia de muito amor de Deus por nós.
Não nos deixemos abalar por nenhuma tribulação, sejamos fortes e corajosos!
   
JOVEM MISSIONÁRIO, SEMPRE SOLIDÁRIO!

ANA PAULA FERREIRA ALVES – COORDENADORA DIOCESANA – PARÓQUIA SANTA RITA DE CÁSSIA – JD CUMBICA

GUILHERME SILVA SANTANA - VICE COORDENADOR DIOCESANO - PARÓQUIA SÃO JUDAS TADEU – JARDIM ALICE



Um comentário: